-
Arquitetos: Central de Proyectos SCP, Jorge Bolio Arquitectura, Lavalle + Peniche Arquitectos, Mauricio Gallegos Arquitectos; Jorge Bolio Arquitectura, Lavalle + Peniche Arquitectos, Mauricio Gallegos Arquitectos, Central de Proyectos SCP
- Área: 416 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Eduardo Calvo Santisbón
-
Fabricantes: Hilos Agrícolas de Yucatán, KDF, Millet, Paulina Morán, TOPCRET
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Restaurante Ixi'im compreende a reutilização da casa de máquinas de uma antiga fazenda, cujo esplendor produtivo na segunda metade do século XIX e posterior decadência na segunda metade do século XX geraram novos usos para o patrimônio cultural edificado. O conjunto rural está constituído por várias estruturas independentes, entre elas a casa de máquinas, que conforma o espaço público ou praça principal. Um eixo norte - sul conecta, desde sua origem, o volume principal da fazenda com outros assentamentos próximos.
A proposta parte de estabelecer uma pausa na circulação através de um limite sutil que contem virtualmente o espaço de acesso à ruína. Remetendo a atividade original e aos seus elementos industriais, a estratégia de intervenção materializou-se em um grande fechamento metálico que tece através das pré-existências, o novo programa arquitetônico. Esse marco articulador, cujo interior libera os muros existentes da responsabilidade estrutural, cria um novo espaço intersticial de diálogo entre patrimônio e intervenção. Além disso, ele permite filtrar a luz natural indireta, confinando termicamente o interior e dando suporte à implantação da maior coleção de bebidas artesanais do país.
Produzidas pela última fábrica de cordas ativa de Yucatán, as cordas de henequen suspensas no interior, além de cumprirem com uma função acústica, são testemunhas do material que deu origem ao edifício. A sequencia espacial permite transitar entre épocas, rematando a adição contemporânea, cuja integração física e visual com a praça principal e seus componentes encerra um ciclo de respeito e pertencimento.